ORIGEM DA BLACK FRIDAY NOS EUA🇺🇸 E INÍCIO NO BRASIL 🇧🇷

NOS EUA 🇺🇸

Talvez você esteja familiarizado com a história de origem saudável da Black Friday, que é mais ou menos assim:

Durante anos, compradores felizes inundavam lojas e shoppings locais no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças, e esse aumento nos gastos foi suficiente para colocar os varejistas “no preto” durante o ano. Portanto, a sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças foi apelidada de “sexta-feira negra” e tornou-se o início não oficial da temporada de compras natalinas 🎄

Só que nem sempre foi assim que a frase foi usada. Antes da indústria de varejo dar uma guinada na Black Friday, ela tinha um significado muito mais sinistro. Aqui está o verdadeiro motivo pelo qual o termo ⚫ “Black Friday” existe.

Quando um dia é precedido por “preto”, isso geralmente indica que foi um dia muito ruim. ⚫Black Friday teve uma conotação semelhante.

O uso mais antigo da frase Black Friday data de 1869 e não tinha nada a ver com as compras de Natal🎅🏼.

Foi o dia em que a queda ⬇️ dos preços do ouro 💰causou uma quebra no mercado, cujos efeitos foram sentidos pela economia dos EUA por anos.

Diz-se que as primeiras menções à Black Friday, como a conhecemos, ocorreram por volta dos anos 50 ou 60 na Filadélfia, cunhadas pela polícia de trânsito🚦que temia o dia.

A “Black Friday” abre oficialmente a temporada de compras de Natal🎅🏼 no centro da cidade, e geralmente traz engarrafamentos maciços e calçadas superlotadas, pois as lojas 🏬 do centro estão lotadas de abertura a fechamento.

 Há evidências adicionais para sugerir que esse termo pouco lisonjeiro se originou entre a polícia da Filadélfia. O falecido Joseph P. Barrett, repórter de longa data da polícia e escritor de reportagens do Philadelphia Bulletin, relembrou sua parte no uso da Black Friday em um artigo de 1994 do Philadelphia Inquirer intitulado “This Friday Was Black With Traffic” (Esta sexta será negra para o transito”

 Não é de surpreender que os varejistas não gostaram do uso do termo sombrio “Black Friday” para descrever um dos seus maiores dias de receita. Então eles deram um giro positivo nisso.

Já em 1961, os profissionais de relações públicas tentaram mudar a percepção do público sobre a sexta-feira negra.

Em uma edição do Public Relations News, um boletim do setor, o autor descreveu os esforços de um conhecido executivo de relações públicas para mudar o dia “Black” para “Big”, a fim de solidificar sua reputação como um dia de diversão e compras em família:

O nome “Big Friday” não ficou, mas os esforços contínuos para dar uma volta positiva no dia acabaram sendo recompensados.

Hoje, a maioria dos consumidores associa a Black Friday a preços💳 inigualaveis.

 INÍCIO NO BRASIL 🇧🇷 E A FRAUDE

A primeira Black Friday do Brasil aconteceu no dia 28  de novembro de 2010 e foi totalmente online. A data reuniu mais de 50 lojas do varejo nacional.

Assim como nos Estados Unidos, a Black Friday Brasil acontece anualmente na sexta-feira seguinte à quarta quinta-feira de novembro.

Todavia, existe um problema sério que ocorre no Brasil. Os descontos “maquiados”.💸

Apesar da proposta do evento, alguns lojistas elevam deliberadamente o preço dos produtos antes da Black Friday para poder anuncia-lo por um preço mais baixo durante o evento, de modo a fazer o consumidor acreditar que está fazendo um bom negócio.

Esta pratica tem sido cada vez menos usual no Brasil, pois, os consumidores estão mais atentos aos preços e as práticas do lojistas.

AQUI NO CEREJA 🍒 SEM 💯 BOLO 🍰 A BLACK FRIDAY SERÁ DE VERDADE👍🏻, ASSIM COMO NOS EUA E MUITOS LOJISTAS SÉRIOS DO BRASIL!

https://www.cerejasembolo.com.br

🚨SERÁ SOMENTE NO DIA 29/11 DAS 00h ATÉ ÀS 23h59!

NÃO DEIXE DE CONFERIR PARA NÃO SE ARREPENDER DEPOIS

 

Texto extraidos de:

https://www.huffpostbrasil.com/entry/black-friday-history-why-is-it-called-black-friday_l_5d951322e4b02911e1154386

https://pt.wikipedia.org/wiki/Black_Friday

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s